Título: Estratégias de Marketing para internacionalização experiências na Diretoria de Relações Internacionais de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais
Autoria de: Eloah Botelho Andrade
Orientação de: Daniel Carvalho de Rezende
Coorientação de: Cristina Lelis Leal Calegário
Presidente da banca: Daniel Carvalho de Rezende
Primeiro membro da banca: Ednilson Sebastião de Ávila
Segundo membro da banca: Fabiane Fidelis Querino
Data da defesa: 22/08/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 02/09/2024
Data da publicação: 02/09/2024
Referência: Andrade, E. B. Estratégias de Marketing para internacionalização experiências na Diretoria de Relações Internacionais de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais. 2024. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar as rotinas vivenciadas no período de estágio em uma Diretoria de Relações Internacionais de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais, com o intuito de promover ações de marketing que estejam alinhadas com o planejamento de internacionalização da instituição. No primeiro momento, é apresentado o panorama histórico acerca das Universidades e internacionalização, bem como a gênese internacional da Universidade Federal de Lavras. O desenvolvimento da organização e a história da Diretoria de Relações Internacionais é apresentado, contemplando os atuais objetivos estratégicos da Diretoria, contidos no Projeto de Internacionalização da Universidade. As atividades desenvolvidas durante o período de estágio foram elencadas e descritas, sendo sustentadas pelas fundamentações teóricas referentes a conceitos como Benchmarking, marketing de relacionamento e endomarketing. Por fim, são apresentadas as sugestões de melhoria aos problemas apresentados e a conclusão do trabalh
Palavras-chaves: Internacionalização, marketing, relacionamento, estratégia, comunicação
Curso: G009 - ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Sigla do publicador: UFLA
País do publicador: Brasil
Tipo de material: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: Português
Código do idioma: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença de publicações de TCCs do SIP
URI da licença: Link do SIP
Termos da licença: Licença padrão SIP
Baixar arquivo