SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração

Título: Estratégias de Marketing para internacionalização experiências na Diretoria de Relações Internacionais de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais

Autoria de: Eloah Botelho Andrade

Orientação de: Daniel Carvalho de Rezende

Coorientação de: Cristina Lelis Leal Calegário

Presidente da banca: Daniel Carvalho de Rezende

Primeiro membro da banca: Ednilson Sebastião de Ávila

Segundo membro da banca: Fabiane Fidelis Querino

Data da defesa: 22/08/2024

Semestre letivo da defesa: 2024-1

Data da versão final: 02/09/2024

Data da publicação: 02/09/2024

Referência: Andrade, E. B. Estratégias de Marketing para internacionalização experiências na Diretoria de Relações Internacionais de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais. 2024. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.

Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar as rotinas vivenciadas no período de estágio em uma Diretoria de Relações Internacionais de uma Universidade Federal do Sul de Minas Gerais, com o intuito de promover ações de marketing que estejam alinhadas com o planejamento de internacionalização da instituição. No primeiro momento, é apresentado o panorama histórico acerca das Universidades e internacionalização, bem como a gênese internacional da Universidade Federal de Lavras. O desenvolvimento da organização e a história da Diretoria de Relações Internacionais é apresentado, contemplando os atuais objetivos estratégicos da Diretoria, contidos no Projeto de Internacionalização da Universidade. As atividades desenvolvidas durante o período de estágio foram elencadas e descritas, sendo sustentadas pelas fundamentações teóricas referentes a conceitos como Benchmarking, marketing de relacionamento e endomarketing. Por fim, são apresentadas as sugestões de melhoria aos problemas apresentados e a conclusão do trabalh

Palavras-chaves: Internacionalização, marketing, relacionamento, estratégia, comunicação

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao/index.php?dados=20241201910329

Curso: G009 - ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)

Publicador: Universidade Federal de Lavras

Sigla do publicador: UFLA

País do publicador: Brasil

Tipo de material: Trabalho de Conclusão de Curso

Idioma: Português

Código do idioma: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença de publicações de TCCs do SIP

URI da licença: Link do SIP

Termos da licença: Licença padrão SIP

Baixar arquivo