Título: RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE MARKETING DIGITAL DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DA UFLA
Autoria de: Alex Antônio de Sousa Júnior
Orientação de: Ednilson Sebastiao de Avila
Presidente da banca: Ednilson Avila
Primeiro membro da banca: Elisa Guimaraes Cozadi
Data da defesa: 22/08/2024
Semestre letivo da defesa: 2024-1
Data da versão final: 03/09/2024
Data da publicação: 03/09/2024
Referência: Júnior, A. A. d. S. RELATÓRIO DE ESTÁGIO DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE MARKETING DIGITAL DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DA UFLA . 2024. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2024.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi realizado a partir de um estágio na área de marketing do Departamento de Administração e Economia (DAE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O objetivo principal deste TCC é relatar as atividades desenvolvidas durante o estágio, com ênfase na análise das estratégias de comunicação digital empregadas pelas dez principais universidades brasileiras que oferecem cursos de Administração de Empresas. Durante o estágio, foram desenvolvidas diversas atividades, incluindo a pesquisa de presença digital das universidades, benchmarking das estratégias de comunicação, análise e diagnóstico das principais estratégias de sucesso e o desenvolvimento de um plano de marketing digital para o DAE-UFLA. A pesquisa envolveu a coleta de dados quantitativos, como número de seguidores e curtidas, e qualitativos, como tipo de conteúdo, frequência de postagens e interação com o público, realizadas entre julho e agosto de 2023. Os resultados indicaram que as instituições que adotaram estratégias de comunicação mais criativas e diversificadas, como podcasts, quadros temáticos e uso estratégico de formatos nativos de cada plataforma, conseguiram maior engajamento e alcance. A partir destes achados, sugerimos que outras instituições de ensino superior adotem abordagens similares em suas estratégias de comunicação digital para criar um diálogo contínuo com as audiências e fortalecer sua reputação acadêmica. Este estudo destaca a importância de estratégias de comunicação digital bem elaboradas no setor educacional, enfatizando que o sucesso na construção de uma presença digital envolvente vai além da simples divulgação de conteúdo institucional. As instituições que se destacam são aquelas que compreendem e atendem às expectativas de suas audiências, utilizando as plataformas digitais para construir uma comunicação mais eficaz e significativa.
Palavras-chaves: Comunicação digital, estratégias de marketing, ensino superior, engajamento online, benchmarking universitário.
Curso: G009 - ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Sigla do publicador: UFLA
País do publicador: Brasil
Tipo de material: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: Português
Código do idioma: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença de publicações de TCCs do SIP
URI da licença: Link do SIP
Termos da licença: Licença padrão SIP
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