Título: ROTINAS COMERCIAIS DESENVOLVIDAS EM UMA EMPRESA DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS
Autoria de: Thiago Henrique Silveira Costa
Orientação de: Daniel Carvalho de Rezende
Presidente da banca: Daniel Carvalho de Rezende
Primeiro membro da banca: Andre Luis Ribeiro Lima
Data da defesa: 18/12/2023
Semestre letivo da defesa: 2023-2
Data da versão final: 20/12/2023
Data da publicação: 20/12/2023
Referência: Costa, T. H. S. ROTINAS COMERCIAIS DESENVOLVIDAS EM UMA EMPRESA DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS. 2023. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.
Resumo: O presente relatório visa apresentar uma síntese das atividades desenvolvidas durante o período de estágio obrigatório que foi realizado na empresa Employ, como parte integrante do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Administração na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O enfoque recai nas rotinas, práticas comerciais e estratégias de negócios da Employ, uma startup do setor de recursos humanos. O objetivo, além de relatar a experiência prática das atividades desenvolvidas no estágio, é também contextualizar o cenário brasileiro, marcado por desafios na gestão de recursos humanos, destacando a necessidade de estratégias e atores capacitados para suprir as demandas dinâmicas, e em constante evolução, do mercado de trabalho. Fundada em 2020, a Employ oferece soluções personalizadas em recrutamento e seleção, destacando-se pelo uso de uma metodologia científica de avaliação de pessoas com foco em previsão de desempenho profissional não há delimitação de um nicho específico de atuação, contemplando assim públicos-alvo dos mais diversos setores do mercado nacional. Em sua operação, a empresa utiliza tecnologias para otimizar processos, como sistemas de customer relationship management (CRM), plataformas online e automações em Python, evidenciando seu compromisso com a inovação e com a dinamicidade do contexto socioeconômico cultural vigente. No âmbito das práticas comerciais, foco principal do estágio, o ciclo de atividades se inicia na pesquisa, geração e qualificação de leads, etapa primordial e fundamental para uma prospecção eficaz de clientes. Em um segundo momento, inicia-se um fluxo de cadência e de gerenciamento do relacionamento com os clientes (CRM), a fim de avançar com eles no funil de vendas, conseguir agendar reuniões de apresentação do serviço, negociação de condições e fechamento da venda. Em sua rotina, a Employ implementa testes de abordagens em larga escala orientadas a personas específicas por meio de tecnologias desenvolvidas internamente e também utiliza programas de indicação remunerada a fim de amplificar o alcance das prospecções, evidenciando uma visão estratégica e dinâmica na busca por alcançar seus objetivos comerciais. O presente relatório apresenta, também, possíveis pontos de melhoria relacionados aos processos comerciais supracitados e ao contexto geral da operação da empresa, que contemplam desde limitação operacional e inconsistência comercial, até a falta de estratégias de marketing e defasagem nos processos de análises de métricas de desempenho. Por fim, mediante tudo o que foi exposto, é apresentada uma visão holística do presente trabalho e da relevância da experiência de estágio como um todo para a formação do profissional de Administração.
Palavras-chaves: comercial, prospecção, negociação, vendas, recursos humanos
Curso: G009 - ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Sigla do publicador: UFLA
País do publicador: Brasil
Tipo de material: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: Português
Código do idioma: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença de publicações de TCCs do SIP
URI da licença: Link do SIP
Termos da licença: Licença padrão SIP
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