Título: DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO SETOR DE ADMINISTRAÇÃO DE OBRAS EM UMA EMPRESA DE ENGENHARIA E ARQUITETURA
Autoria de: Mateus da Mata Melo
Orientação de: Andre Luis Ribeiro Lima
Coorientação de: Karina Kelen da Cruz
Presidente da banca: André Luis Ribeiro Lima
Primeiro membro da banca: Karina Kelen da Cruz
Data da defesa: 05/08/2022
Semestre letivo da defesa: 2022-1
Data da versão final: 06/08/2022
Data da publicação: 06/08/2022
Referência: Melo, M. d. M. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO SETOR DE ADMINISTRAÇÃO DE OBRAS EM UMA EMPRESA DE ENGENHARIA E ARQUITETURA. 2022. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar as atividades realizadas em um estágio supervisionado no setor de administração de obras em uma empresa de engenharia e arquitetura, bem como, apresentar a experiência e visão crítica desenvolvida pelo estagiário sobre os processos envolvidos nas atividades realizadas. O estágio foi realizado na cidade de Perdões-MG na empresa Habitare Engenharia e Arquitetura, atuante no setor de construção civil, possuindo como atividades a prestação de serviços de engenharia, construção de edifícios, serviços de arquitetura, decoração de interiores e administração de obras, sendo esta última área a de atuação do estagiário na empresa. Foram realizadas as seguintes atividades a) Cotações e compras de materiais e serviços b) Solicitação e controle de pagamento de prestadores de serviços das obras c) Resumo mensal de gastos com mão de obra, compras, aluguéis de equipamentos e o valor da administração d) Controle de pagamento das compras realizadas e) Preenchimento de contratos de administração e empreitada e f) Atendimento de clientes, colaboradores e prestadores de serviços para esclarecimento de dúvidas. Diante as experiências vivenciadas na execução das atividades, foram apresentadas sugestões aos problemas encontrados em esfera geral, no desenvolvimento das atividades e no local de trabalho. Inicialmente, sugeriu-se a definição de um planejamento estratégico adequado para a empresa, definição dos cargos e funções dos gestores, melhorias nas condições ergonômicas do trabalho e realização de capacitações para os colaboradores. Com relação à execução das atividades, sugeriu-se o registro por escrito dos pedidos, definição de prazo mínimo para realizar as solicitações de compras e negociação com os fornecedores para melhorar as condições de pagamento, preços, prazos de entrega e frete para manter a qualidade das cotações e conseguir comprar de mais varejistas. Também foi sugerido a automação de processos manuais, melhorias na comunicação dos procedimentos realizados nas obras e o estudo da viabilidade de contratação de mais colaboradores. Como conclusão, destaca-se que a realização de estágio supervisionado contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante por meio da inserção do mesmo no mercado e no cotidiano de uma empresa. Nota-se o desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais, como conhecimento do software Excel, interpretação de projetos civis e arquitetônicos, conhecimento de termos e técnicas relacionados à construção civil, comunicação, negociação, trabalho em equipe e inteligência emocional. Esses aprendizados enriquecem o perfil do estagiário e a vivência das experiências descritas marcam sua trajetória.
Palavras-chaves: Estágio supervisionado, Administração, Construção civil, Finanças, Operações
Curso: G009 - ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Sigla do publicador: UFLA
País do publicador: Brasil
Tipo de material: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: Português
Código do idioma: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença de publicações de TCCs do SIP
URI da licença: Link do SIP
Termos da licença: Licença padrão SIP
Baixar arquivo