SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração

Título: ROTINAS ADMINISTRATIVAS EM UM SUPERMERCADO NO SUL DE MINAS GERAIS

Autoria de: Brizza Reis de Jesus

Orientação de: Andre Luis Ribeiro Lima

Coorientação de: José Willer do Prado

Presidente da banca: André Luis Ribeiro Lima

Primeiro membro da banca: José Willer do Prado

Data da defesa: 06/09/2022

Semestre letivo da defesa: 2022-1

Data da versão final: 15/09/2022

Data da publicação: 15/09/2022

Referência: Jesus, B. R. d. ROTINAS ADMINISTRATIVAS EM UM SUPERMERCADO NO SUL DE MINAS GERAIS. 2022. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: A atividade realizada no período do estágio buscou compreender como são as rotinas administrativas em uma empresa varejista do ramo supermercadista, bem como seu impacto na gestão administrativa e nos projetos de melhorias e ações corretivas. A empresa objeto de estudo chama-se Supermercado Birrinha, situada na cidade de Bom Sucesso, em Minas Gerais, que começou seus trabalhos no ano 2000 como um bar e posteriormente foi evoluindo até se tornar um supermercado nos dias atuais. As atividades desenvolvidas pela estagiária foram em várias áreas da empresa, tais funções foram seis atividades Atendimento aos clientes, Compras de produtos específicos, Pagamento de fornecedores, Controle de estoque, Atualização de produtos no sistema e Análise Swot. Durante a realização das tarefas foram identificadas oportunidades de melhorias e desta forma foram apresentadas para o gestor e debatidas de forma que as sugestões fossem aderidas a curto, médio e longo prazo. Nesse sentido, destacam-se as atividades de controle de estoque, papel importante para a empresa pois estava com problemas de grandes perdas de produtos devido ao seu vencimento, para corrigir tal problema foram criadas planilhas para se ter um maior controle dos produtos em estoque, principalmente das datas de validades, esta ação gerou um maior controle das mercadorias e poderia ser realizada por qualquer colaborador dentro da empresa. Outras atividades também foram sugeridas, algumas melhorias foram implementadas, outras iriam demandar maiores recursos financeiros e humanos para serem implementadas. Por fim, o período de estágio foi essencial para fortalecer os aprendizados em sala de aula uma vez que as atividades exigiram conhecimento teórico, estudos e habilidades emocionais, e que na prática foram congruentes conforme o que foi ensinado durante o curso. Também foi possível concluir que as atividades desempenhadas pela área administrativa são imprescindíveis para o fornecimento de informações essenciais para o proprietário e também nas demais funções realizadas na empresa.

Palavras-chaves: Supermercado, Estágio, Administrativa, Análise Swot, Atendimento

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao/index.php?dados=20221201410260

Curso: G009 - ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)

Publicador: Universidade Federal de Lavras

Sigla do publicador: UFLA

País do publicador: Brasil

Tipo de material: Trabalho de Conclusão de Curso

Idioma: Português

Código do idioma: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença de publicações de TCCs do SIP

URI da licença: Link do SIP

Termos da licença: Licença padrão SIP

Baixar arquivo