SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Administração

Título: Intervenções na área financeira e mercadológica em uma empresa de pequeno porte do ramo alimentício

Título alternativo: Interventions in the financial and marketing area in a small food company

Autoria de: Thayrine Ellen Gomes Silva

Orientação de: Andre Luis Ribeiro Lima

Coorientação de: Maria Cristina Angelico Mendonca

Presidente da banca: André Luis Ribeiro Lima

Primeiro membro da banca: Maria Cristina Angélico Mendonça

Data da defesa: 12/12/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 18/12/2019

Data da publicação: 18/12/2019

Referência: Silva, T. E. G. Intervenções na área financeira e mercadológica em uma empresa de pequeno porte do ramo alimentício. 2019. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Com a diversidade dos meios digitais e o consumidor cada vez mais exigente, o gestor de marketing, em específico, têm encontrado dificuldades para se destacar no meio de tanta informação. As organizações estão constantemente conectadas, e caso isso não ocorra, ela estará sempre atrás de seus concorrentes. Sabe-se também que empresas de pequeno e médio porte não têm o costume de se aplicarem às atividades financeiras da empresa, uma situação muito delicada e que pode impactar negativamente nos resultados da empresa. A administração financeira objetiva garantir melhor utilização dos recursos disponíveis e também a captação e alocação eficiente de capital de forma a gerar retorno significativo para a empresa. Com o propósito de alinhar as teorias citadas e estudadas em sala, com uma realidade empresarial, foi escolhida uma lanchonete e cafeteria localizada no Centro da cidade de Lavras, para a realização do estágio. O estágio realizado teve como objetivo atender às necessidades existentes do setor de marketing, como também auxiliar na estruturação do setor financeiro da empresa. Para tanto, foram exercidas algumas atividades que serão descritas a seguir a)contabilização dos custos e criação do fluxo de caixa- tais atividades possibilitam um diagnóstico mais preciso da situação financeira da empresa, além de avaliar como está a evolução de um negócio b)marketing digital e de conteúdo- se trata das táticas de marketing através da internet ou outros meios digitais, como também a criação de conteúdos relevantes para o consumidor, que respondam às suas necessidades, gerando valor e levando conhecimento à ele c)gerenciamento, monitoramento e mensuração do Instagram- corresponde ao relacionamento com o cliente através no Instagram, além da interpretação dos resultados obtidos através da análise das métricas oferecidas pelo Instagram Insights. Exercidas as atividades chegaram-se as seguintes conclusões através das intervenções na área financeira da empresa foi possível ter outra visão sobre a importância de manter o controle financeiro em uma organização, seja ela de qual tamanho for a administração financeira possibilita que o gestor verifique o quanto se gasta, o quanto se ganha e se esse ganho está compensa todo o investimento feito por ele. Ou seja, a administração financeira fornece todos os dados para verificar a saúde financeira do negócio. Trabalhar com o marketing digital na empresa proporcionou inúmeros benefícios, além de possuir um investimento baixo, este, traz resultados reais e mensuráveis, além de ampliar a visibilidade online da empresa. Entretanto, esta atividade ocasionou um grande desafio que é pensar sob a ótica do consumidor, tentar enxergar o que é bom pra ele, o que lhe agrada, o que chama mais a sua atenção. Posto isso, é fundamental que empresa conheça bem seu cliente, pois seja qual for a relação existente entre ambos, todo o processo da mesma será impactado, positiva ou negativamente. No mais, ao longo do estágio, foi perceptível o quanto a Administração é integrada, e que uma mudança em um setor específico acarretaria mudanças no outro e vice-versa. Este estágio foi de grande valia, pois possibilitou, mesmo que indiretamente, a atuação em todas as áreas da administração e trouxe desafios do mundo real das organizações.

Palavras-chaves: marketing digital, administração financeira, marketing de conteúdo, mídias sociais, métricas

Abstract: With the diversity of digital media and the increasingly demanding consumer, the marketing manager, in particular, has found it difficult to stand out in the midst of so much information. Organizations are constantly connected, and if not, they will always be behind their competitors. It is also known that small and medium size companies do not have the habit of applying themselves to the companys financial activities, a very delicate situation that can negatively impact the companys results. Financial management aims to ensure better use of available resources and also the efficient raising and allocation of capital in order to generate significant return for the company. In order to align the theories cited and studied in class, with a business reality, a cafeteria and cafeteria located in the center of Lavras was chosen for the internship. The internship was aimed at meeting the existing needs of the marketing sector, as well as assisting in structuring the companys financial sector. To this end, some activities were performed as follows a) Cost accounting and cash flow creation - such activities enable a more accurate diagnosis of the companys financial situation, in addition to assessing the evolution of a business b) digital and content marketing - marketing tactics through the internet or other digital media, as well as the creation of content relevant to the consumer, that responds to their needs, generating value and bringing knowledge to them c) Instagram management, monitoring and measurement - corresponds to the customer relationship through Instagram, as well as the interpretation of the results obtained through the analysis of the metrics offered by Instagram Insights. Following the activities, the following conclusions were reached through interventions in the companys financial area, it was possible to have another view on the importance of maintaining financial control in an organization, regardless of its size Financial management allows the manager to check how much is spent, how much is earned and whether that gain is worth all the investment made by him. That is, financial management provides all the data to verify the financial health of the business. Working with digital marketing in the company has provided numerous benefits, besides having a low investment, this brings real and measurable results, as well as increasing the companys online visibility. However, this activity caused a great challenge, which is to think from the perspective of the consumer, to try to see what is good for him, what pleases him, which catches his attention. That said, it is essential that the company knows its client well, because whatever the relationship between them, the entire process will be impacted, positively or negatively. Moreover, throughout the stage, it was noticeable how integrated management is, and that a change in one specific sector would lead to changes in the other, and vice versa. This internship was of great value, as it made it possible, even indirectly, to operate in all areas of management and brought challenges to the real world of organizations.

URI: https://sip.prg.ufla.br / publico / trabalhos_conclusao_curso / acessar_tcc_por_curso / administracao/index.php?dados=20192201610972

Curso: G009 - ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)

Publicador: Universidade Federal de Lavras

Sigla do publicador: UFLA

País do publicador: Brasil

Tipo de material: Trabalho de Conclusão de Curso

Idioma: Português

Código do idioma: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença de publicações de TCCs do SIP

URI da licença: Link do SIP

Termos da licença: Licença padrão SIP

Baixar arquivo