Título: EXECUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO SETOR ADMINISTRATIVO E COMERCIAL EM UMA CONSTRUTORA CIVIL
Autoria de: Lorena Kelly Romão
Orientação de: Andre Luis Ribeiro Lima
Coorientação de: José Willer do Prado
Presidente da banca: André Luis Ribeiro Lima
Primeiro membro da banca: José Willer do Prado
Data da defesa: 09/07/2019
Semestre letivo da defesa: 2019-1
Data da versão final: 11/07/2019
Data da publicação: 11/07/2019
Referência: Romão, L. K. EXECUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO SETOR ADMINISTRATIVO E COMERCIAL EM UMA CONSTRUTORA CIVIL. 2019. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Bacharelado)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.
Resumo: Este relatório de estágio se referiu à experiência da estagiária em uma empresa da construção civil, na cidade de Lavras - MG, na Construtora Gomes Pimentel. Especificamente, as observações e análises se relacionaram à atuação administrativa na área comercial. As atividades foram desenvolvidas no setor administrativo e comercial. A Construtora Gomes Pimentel tem como principais clientes o Departamento de Obras Públicas de Minas Gerais (DEOP - MG) a mineradora Ferrous o Grupo Delp o Instituto Estadual de Patrimônio Histórico de Minas Gerais (IEPHA - MG) a Pró-Ambiental Soluções em resíduos e a Universidade Federal de Lavras (UFLA), a Acero Agronegócios a Copasa e a Companhia MINASLIGAS A empresa executa obras de construção e reforma de unidades residenciais, comerciais, também projetos de restauração de bens tombados pelo patrimônio Federal, Estadual e Municipal. Além disso, administra sua obra, seja ela de construção, reforma ou restauração, fazendo toda a gestão. As atividades foram desenvolvidas durante o período de abril de 2019 a julho de 2019. No contato e desenvolvimento de clientes potenciais, executou-se a fase inicial da negociação com esses clientes, interessados na compra de apartamentos, com posterior seleção e direcionamento aos corretores. Houve acompanhamento da performance dos corretores de acordo com o desenvolvimento de cada negociação. Observou-se que há dificuldade de fazer o cliente chegar à fase final, causada diversos motivos. Na coordenação dos corretores, acompanhou-se a performance deles de acordo com o desenvolvimento de cada negociação com clientes potenciais. Na elaboração de relatórios semanais, foi feita a descrição da situação do mercado imobiliário de Lavras com base na perspectiva individual dos corretores parceiros. Nesse contexto, foi possível perceber que com todos os corretores, em que se estabeleceu esse diálogo, havia uma compatibilidade nas respostas. Além disso, a semana era percebida por cada um de uma perspectiva muito parecida. As informações repassadas por eles, porém, muitas vezes eram incompletas, não contemplando o retorno desejado, mas sim um retorno superficial. Apesar disso, por serem informações de diferentes perspectivas, possibilitou-se que o mercado, comum a todos que estavam inseridos, pudesse ser mais bem avaliado. No que tange à Inteligência de Mercado, levantou-se informações referentes a ofertas de apartamentos semelhantes aos atuais da Construtora Gomes Pimentel, com a finalidade de trabalhar de maneira estratégica, numa tentativa de sobressair-se perante os concorrentes. Em relação à elaboração e manuseio de programas do pacote office, foram feitas atualizações constantes de planilhas do Excel e de documentos em Word. Também foi utilizada a ferramenta 5W3H na criação de um plano de marketing para um futuro empreendimento, sendo possível contextualizar a situação para que seja divulgado o empreendimento futuro da construtora Edifício Giorgio Morandi, um projeto de investimento na cidade de Lavras que está na planta com previsão futura para início das obras em 2020. Além dessas atividades, foram realizadas também tarefas administrativas gerais, como ligações telefônicas, em que foi possível observar que, quando diz respeito ao interesse pela compra de apartamentos, o cliente está mais interessado em saber sobre preços. No entanto, ideia central é que isso seja informado pessoalmente, por ser mais eficaz. A partir das observações feitas, chegou-se à conclusão de que o retorno dos corretores é falho, o qual deveria ser constante, para que se possa garantir a expansão progressiva e contínua na captação e manutenção de clientes potenciais. As observações foram essenciais também para entender os processos de fazer negócio nas organizações e que a qualidade no atendimento ao consumidor faz a diferença na captação de clientes potenciais, o que torna a negociação eficaz. Sendo assim, a coleta de dados deve ser relevante e esses devem estar sempre bem organizados, facilitando o contato, quando necessário. Observou-se também que a capacitação dos funcionários é essencial para a garantia de um serviço de qualidade. Por isso deve-se conhecer as necessidades de cada área, para auxiliar no desenvolvimento de estratégias direcionadas aos clientes. Por fim, ressalta-se a importância do estágio na aquisição de experiência prática e real, em que foi possível realizar atividades na área comercial e administrativa, lidar com diversos públicos, como fornecedores, corretores, clientes e colaboradores da empresa. Alguns desafios surgiram, mas superá-los foi essencial para o crescimento profissional e pessoal. Passar por diferentes atividade e etapas, já que cada uma era realizada de uma maneira, possibilitou desenvolver a capacidade de solução de problemas, com estratégias reais e coerentes com o ambiente em que se está inserido.
Palavras-chaves: administração, construtora, comercial, apartamento, 5w3h
Curso: G009 - ADMINISTRAÇÃO (BACHARELADO)
Publicador: Universidade Federal de Lavras
Sigla do publicador: UFLA
País do publicador: Brasil
Tipo de material: Trabalho de Conclusão de Curso
Idioma: Português
Código do idioma: por
Licença de acesso: Acesso aberto
Nome da licença: Licença de publicações de TCCs do SIP
URI da licença: Link do SIP
Termos da licença: Licença padrão SIP
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